Como o surto de coronavírus na China pode afetar o setor de aviação e a economia global ainda não está claro, mas as companhias aéreas e os aeroportos estão tomando precauções.

O surto atual teve origem na cidade de Wuhan, que além de ser um importante centro de transporte nacional e internacional, possui um total de 40 milhões habitantes. Dados os grandes movimentos populacionais, que devem aumentar significativamente durante o Ano Novo Chinês, na última semana de janeiro, e a transmissão humana a humana observada, não é inesperado que novos casos confirmados continuem aparecendo em outras áreas e países.

Para empresas globais, Wuhan é um hub importante. Das cerca de 2.000 cidades da China com fábricas e outras instalações, a cidade ocupa a 13ª posição com o maior número de indústrias. Muitas fábricas lá situadas são do setor automotivo e de transporte, e grandes nomes incluem PepsiCo Inc. e Siemens AG.

Em 26 de janeiro de 2020, empresas como Honda Motor Co. já anunciou que retirará de Wuhan cerca de 30 funcionários japoneses, familiares e funcionários que a visitam viagens de negócios, disse por telefone Teruhiko Tatebe, porta-voz de Tóquio.
Outras empresas como a varejista de roupas H&M, fechou um total de 13 lojas na região. A Ikea fechou seu armazém em Wuhan na quinta-feira, de acordo com o mesmo relatório.
A companhia aérea Delta Air Lines Inc. com sede em Atlanta emitiu uma isenção de viagem que permite aos passageiros que viajam para, de ou através de Pequim e Xangai, entre 24 e 31 de janeiro, mudar seu itinerário uma vez sem ter que pagar uma taxa.
O distribuidor de produtos de informática e semicondutores Avnet Inc., com sede em Phoenix, disse que não havia tido um impacto até agora. “Mas se piorar e eles começarem a desligar os aviões, etc., isso terá um efeito diferente nas remessas para fora da China”, disse o CEO Bill Amelio em uma teleconferência. Questionado se a área é uma região significativa do ponto de vista da fabricação de eletrônicos, Amelio respondeu: “Claro que sim.”

Nós, da Clemar Assessoria e Logística estaremos monitorando o tema e informaremos nossos clientes em caso de qualquer novidade ou possíveis atrasos em embarques internacionais.

Fontes:
https://www.supplychainbrain.com/articles/30769-coronavirus-update-how-the-virus-is-affecting-global-business
https://www.who.int/ith/2020-24-01-outbreak-of-Pneumonia-caused-by-new-coronavirus/en/

Coronavirus spread creates uncertainty for airlines

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-01-27/tracking-the-virus-outbreak-s-impact-on-business-and-travel

Translate »
× Como posso te ajudar?