Clemar Exportação Guerra na Europa: Como o conflito entre Rússia e Ucrânia afeta o Comércio Exterior do Brasil

Guerra na Europa: Como o conflito entre Rússia e Ucrânia afeta o Comércio Exterior do Brasil



Devido aos conflitos armados entre Rússia e Ucrânia, as preocupações não estão restritas apenas ao Continente Europeu. O agravamento das tensões pode provocar problemas na economia de inúmeros países, inclusive no Brasil, mesmo estando tão distante da zona de guerra.

Por enquanto, como o conflito entre Rússia e Ucrânia está acontecendo apenas no território ucraniano, que foi invadido, a infraestrutura ou logística dos mercados russos ainda não foi atingida.

Todavia, as exportações brasileiras para a Rússia podem ser afetadas por causa das sanções econômicas anunciadas por diversos países do Ocidente, em movimento liderado pelos Estados Unidos.

 

Riscos para a Logística

O Brasil ainda deve enfrentar problemas para manter as exportações para a Rússia, afirmam empresários do setor, apontando duas fontes de risco: transportes e pagamentos.

As sanções impostas pelos EUA e outros países incluem medidas que suspendem a atuação de bancos russos e de companhias de transportes internacionais que fazem todas as etapas da logística entre Brasil e Rússia.

Caso se estenda e se amplie a dimensão do conflito, poderá afetar ainda mais a cadeia logística mundial e a navegação, já prejudicada pela pandemia. Os exportadores brasileiros poderão enfrentar problemas para receber pagamentos relacionados às vendas feitas aos russos, além da questão de custos logísticos, fretes e atrasos, nos quais já vem ocorrendo problemas ao longo de toda a pandemia.

Além disso, o mundo ainda sente os efeitos da crise dos contêineres, que segundo especialistas, poderia ser superada no segundo semestre de 2022, mas a tensão geopolítica pode atrasar a volta à normalidade.

 

 

Impacto na Economia Internacional

Para o professor Carlos Gustavo Poggio, do curso de Relações Internacionais da Faap, se o conflito se agravar, o maior impacto para o Brasil talvez não seja relacionado com a Rússia diretamente, mas sim com questões mais amplas.

“Precisaríamos analisar como o país se comportaria se uma invasão ocorresse, se os Estados Unidos demandariam algum tipo de posicionamento do governo brasileiro”, diz. “Além disso, haveria um impacto no comércio internacional, na Bolsa de Valores, e isso afetaria a economia do país.”

 

Soluções inteligentes para Importação e Exportação

Com 25 anos de história, a Clemar oferece serviços completos de assessoria e logística para importação e exportação.

Com mais de 2.000 clientes atendidos e acima de 200.000 projetos entregues, possuímos filiais em Caxias do Sul e Rio Grande. Além de uma rede de agentes nacionais e internacionais, localizados nos principais pontos logísticos do mundo.

Conte com nosso auxílio para suas operações internacionais. Entre em contato:

(51) 3035-1299⠀⠀

(51) 99334-3766

(54) 99163-8698⠀⠀

 

 

Referências:

https://noticias.r7.com/internacional/entenda-como-o-conflito-entre-a-russia-e-a-ucrania-poderia-afetar-o-brasil-07022022

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/03/03/brasil-segue-exportando-para-russia-mas-teme-impactos-do-conflito.htm

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/comercio-exterior-sc-primeiros-setores-afetados-guerra-russia-ucrania

Leave a Reply